Shiatsu

Massagens Shiatsu em Odivelas

Shiatsu Odivelas

Shiatsu é um tipo de massagem terapêutica que foi desenvolvida principalmente no Japão. Com o seu nome derivado do termo japonês para “pressão do dedo, ” envolve a aplicação de pressão para pontos específicos sobre o corpo, movendo-se de um ponto para outro em uma seqüência rítmica.

Enquanto o shiatsu tem raízes na medicina tradicional chinesa (TCM), é agora comumente praticada em todo o mundo. Há também inúmeros gadgets, como cadeiras de massagem, massageadores de costas e pescoço, e almofadas disse para simular shiatsu.

Como funciona o Shiatsu?

Como na acupressão, praticantes de Shiatsu aplicar pressão para pontos sobre o corpo pensado para ser conectado a caminhos chamados “meridianos “. Ao estimular esses pontos, tais terapeutas visam promover o fluxo de energia vital (também conhecido como “Chi “) e facilitar a cicatrização. De acordo com os princípios da TCM, bloqueios no fluxo de Chi podem contribuir para uma ampla gama de doenças.

Embora os cientistas ainda têm de determinar como ou por que o shiatsu pode melhorar a saúde, é teorizado que o tratamento pode acalmar o sistema nervoso simpático e — por sua vez — estimular a circulação, reduzir o stress, e aliviar a dor.

Como se irá sentir durante a massagem Shiatsu

Ao realizar o shiatsu, os terapeutas aplicam pressão profunda usando seus dedos, polegares e/ou palmas em uma sequência contínua. As almofadas de dedo são usadas para aplicar a pressão, e cada ponto é prendido tipicamente por dois a oito segundos.

Em alguns casos, os pontos de pressão estimulados durante o Shiatsu podem sentir-se macios. Aqueles que recebem Shiatsu muitas vezes descrevem esta ternura como “boa dor”, mas é importante alertar o seu terapeuta se você sentir desconforto ou dor durante a sua massagem. Seu terapeuta pode então ajustar a pressão para fazer a massagem mais confortável para você.

O Shiatsu é feito tipicamente em uma baixa tabela da massagem ou em uma esteira no assoalho. Embora a seqüência é muitas vezes semelhante a outros tipos de massagem, nenhum óleo de massagem é usado, por isso é geralmente feito com o cliente totalmente vestida em roupas soltas e confortáveis.

Razões para fazer este tipo de massagem

O Shiatsu é frequentemente usado para diminuir o stress e proteger contra problemas de saúde relacionados com o stress. Além disso, Shiatsu é dito para promover a cicatrização em condições como ansiedade, artrite, dor nas costas, constipação, dor de cabeça, insônia, problemas menstruais, dor no pescoço e no ombro, síndrome pré-menstrual, ciática, e problemas de seio.

Shiatsu também é dito para aumentar a energia, promover a recuperação de lesões, e estimular o sistema digestivo.

Os benefícios do Shiatsu

A pesquisa sobre os efeitos da saúde do shiatsu é bastante limitada, mas há alguma evidência de que ele pode oferecer certos benefícios.

Por exemplo, um estudo publicado no jornal de medicina alternativa e complementar em 2008 sugere que o shiatsu pode ajudar a reduzir o stress e aliviar a fadiga. Em um levantamento de 633 pessoas que haviam terminado recentemente seis meses de tratamentos de shiatsu, os autores do estudo também descobriram que o shiatsu pode ajudar a aliviar os sintomas associados com problemas musculares e articulares.

Algumas pesquisas também indicam que o Shiatsu mostra a promessa no tratamento de certas condições causadoras de dor.

Em um relatório publicado na terapia manual em 2015, por exemplo, o Shiatsu foi encontrado para melhorar a intensidade da dor e a qualidade de vida para povos com Fibromyalgia.

Shiatsu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo